Terá início nesta quarta-feira (10/04) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde. Em Suzano, a imunização será realizada nas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) até 31 de maio (sexta-feira). Já o Dia D ocorrerá em 4 de maio (sábado), das 8 às 16 horas. A população estimada para vacinação na cidade, dos grupos prioritários, é de 71.063 pessoas.


Na primeira fase, de 10 a 21 de abril, a imunização será voltada às crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas. Já a segunda etapa, a partir do dia 22 de abril, abre para os demais grupos prioritários: trabalhadores da saúde; idosos; indivíduos com comorbidades; professores; indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e funcionários do sistema prisional. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% deste público.

 

A vacina trivalente disponibilizada na rede pública protege contra três tipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e Gripe B. “O município somará esforços para imunizar e atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Para isso todos os 22 postos de saúde estarão vacinando contra a doença. No Dia D de mobilização haverá também postos volantes, que ainda estamos definindo com algumas instituições”, explicou o secretário municipal de Saúde, Luis Cláudio Guillaumon.

Além disso, a Vigilância Epidemiológica orienta sobre os cuidados simples que a população deve tomar para a prevenção da gripe H1N1: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas; ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável; não usar medicamento sem orientação médica; e, em caso de gripe, procurar o posto de saúde mais próximo.

 

 

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

Deixe uma resposta