Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e estudantes e professores do curso de Enfermagem da Escola Técnica Estadual (Etec) de Suzano realizaram uma atividade de conscientização junto à comunidade dos bairros Jardim Colorado e Vila Urupês sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya.


Mais de 40 pessoas caminharam pelas ruas do entorno da Unidade Básica de Saúde (UBS) daquela região. Com cartazes, panfletos e um carro de som, elas orientavam os moradores quanto aos cuidados necessários para evitar o surgimento de criadouros do inseto.

 

Segundo as professoras Lindaci Pereira e Joice Cristina Leite, o trabalho conjunto já ocorreu uma vez em 2019 e nesta segunda intervenção houve um aumento da recepção e da adesão da comunidade.

 

A gerente da UBS do Jardim Colorado, Alcione Cristiane de Sena Almeida, reforçou a importância do trabalho educativo e que é fundamental a população atuar unida para também ajudar na fiscalização e apontar lugares que sejam potenciais focos de criadouros de larvas do Aedes aegypti.

 

“O Jardim Colorado e a Vila Urupês formam uma região de grande densidade populacional e uma conscientização desse tipo pode ser bastante eficiente. A responsabilidade é de todos nós. Mobilizamos a Vigilância Epidemiológica e a Vigilância de Zoonoses, que estão trabalhando neste e em outros bairros da cidade para evitar o registro de casos”, afirmou o secretário de Saúde de Suzano, Luis Claudio Guillaumon.

 

 

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

Deixe uma resposta